- PORTAL INTERNACIONAL E MEMORIAL DA FAMÍLIA FLUMIGNANO -
FLAMINIUS / FLAMINIA / FLAMINIANUS / FLAMMIGNANO / FLUMIGNANO / FLUMIGNANI / FLUMIGNAN / FLUMINHAN / FLUMIANO / FLUMIANI / FLUMIAN

"UMA FAMÍLIA DE HERÓIS"
por Izidoro Flumignan em setembro de 2008.

Nos registros de nossa grande família temos que, em especial enaltecer, os descendentes de JOSÉ GOMES NASCIMENTO e ELIZABETH FLUMIGNAN.

Ela, derradeira filha de ANTÔNIO FLUMIGNAN, nosso "Patriarca" da Família Flumignan, cujo primogênito JOSÉ GOMES JÚNIOR, 2º Tenente da Polícia Militar, nascido em 12/09/1939 e falecido aos 46 anos de idade em 05/11/1985, casado com ETSUKO HIRANO, após ingressar na Corporação, estimulou e teve a satisfação de levar 6 (seis) de seus irmãos na mesma senda, dentre eles BENTO GOMES NASCIMENTO (nascido em 1941), VIRGILIO GOMES NASCIMENTO (nascido em 1943), ANTONIO GOMES NASCIMENTO (nascido em 1949), PEDRO GOMES NASCIMENTO (nascido em 1953) e NELSON GOMES NASCIMENTO (nascido em 1957), todos de Presidente Prudente - SP, alguns dos quais ainda prestam serviços na Corporação.

Portanto, todos os filhos do casal, à exceção das filhas, optaram pela permanência no serviço militar, com especialização de Combate ao Fogo. Eles, com certeza, têm muitas histórias de coragem para contar sobre os incidentes de longa data ocorridos em Presidente Prudente e cidades vizinhas atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

A data para o Dia Nacional do Bombeiro foi instituída no governo Getúlio Vargas por decreto governamental de 1954. O dia foi escolhido com base no ato de criação, em 02 de julho de 1856, do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o primeiro registro de Bombeiros do Brasil.

Este ato oficial reconhece efetivamente que "dar combate ao fogo", em cuja luta, sempre intrépida e corajosa, ontem como hoje, salvam muitas vidas.

A grande família agradece o exemplo de heroísmo e coragem em oferecer o risco da própria vida para salvar outras.